topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Moara Saboia e Xixico: O cuidado que alimenta a vida: 20 anos do Sistema de Segurança Alimentar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

A segunda década do século XXI foi testemunha do surgimento de um corpo feminino revolucionário ocupando o espaço de poder mais importante de Contagem. Um corpo com sorriso largo e a força impressionante de uma leoa que protege seu território e suas crias. Inteligência e ousadia, firmeza e compromisso com o desenvolvimentismo. Endurecer sem perder a ternura: não há adjetivo que defina melhor Marília Campos.

Uma mulher que, durante duas décadas, elegeu-se prefeita e implementou políticas públicas em todas as áreas, projetando Contagem como referência no país e tornando-se um dos quadros políticos mais importantes de Minas Gerais.

De seu governo, dentre inúmeras iniciativas, destacamos aquela que uniu três mulheres em torno de um mesmo sonho: garantir o sagrado direito de milhares de famílias de ter comida saudável no prato, com qualidade e valor nutricional. O enfrentamento à fome foi conduzido por três guerreiras que não se dobraram diante das dificuldades: Marília Campos, a vereadora Letícia da Penha e a gestora pública Cida Miranda.

Tudo se inicia em 2005, no primeiro governo de Marília, quando, em parceria com Letícia, que atuava na criação de leis, e com Cida, que impulsionava a execução da política pública, nasce o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional de Contagem. Cria-se o COMSAN – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – guardião da política e garantidor da participação popular por meio da sociedade civil organizada. Cria-se também o Banco de Alimentos e firmam-se parcerias com a agricultura familiar e periurbana para a aquisição de alimentos.

Contagem é um dos poucos municípios do Brasil que financia a Política de Segurança Alimentar com recursos do tesouro municipal. Podemos afirmar: foi a sensibilidade das mulheres, a política do cuidado, a atenção à saúde, a preservação da água e o compromisso ambiental que tornaram possível a vitória política contra a fome – sempre com alimentos saudáveis e geração de trabalho e renda para micros e pequenos agricultores.

Hoje, nosso mandato segue esse legado. Seguimos fortalecendo a segurança alimentar em Contagem com leis fundamentais, como a de incentivo aos produtos orgânicos, a de incentivo à compostagem e o projeto dos meliponários, que quer transformar nossa cidade em referência polinizadora. Também avançamos com a Lei de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, diretamente ligada ao tema da alimentação, e com o apoio de emendas parlamentares ao Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF). Todas essas iniciativas mostram que, para além de defender o meio ambiente, nosso compromisso é também com a comida saudável no prato das famílias de Contagem.

Nosso mandato rende homenagens a estas três mulheres que mudaram o fazer político, que promoveram transformações reais na vida de jovens, adolescentes, idosos; mulheres que mudaram olhares e garantiram futuro sadio à população.

Em seus 141 anos, Contagem enxerga, neste 2025, a necessária continuidade desse modo de governar. Por isso, nosso mandato tem o compromisso de seguir esse legado: avançar sempre é o nosso Norte. Que venham meliponários para polinizar flores e plantas, gerando trabalho e renda com o mel das abelhas sem ferrão; que se fortaleça a consciência agroecológica com a compostagem; que se multipliquem as feiras de alimentos sem veneno; que se inaugure um novo tempo, para vivermos a política pública do cuidado.

Parabéns, Contagem. Obrigada, Marília Campos, pelo olhar atento. Obrigada, Letícia, pelo companheirismo. Obrigada, Cida, pelo afeto e compromisso com nossa cidade.

Moara Saboia é vereadora pelo PT em Contagem.

Xixico é aposentado e assessor do mandato da vereadora Moara Saboia.

Outras notícias