O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo governo federal em 2011 sob o comando do então ministro da educação Fernando Haddad e a então presidenta Dilma Rousseff, com a clara proposta de estimular a qualificação profissional levando cursos de rápida duração e de longa duração para os quatro cantos do Brasil.
Na ponta desse grande programa estão as instituições públicas e privadas, que aderem e pactuam cursos a partir da análise de demandas por município. Após essa adesão e pactuação, os recursos financeiros são repassados para as instituições para que elas custeiem o transporte, o material didático pedagógico (cadernos, mochilas , canetas , lápis , borracha) e a alimentação dos (as) estudantes .
O programa chegou em nossa cidade através da Funec (Fundação de Ensino de Contagem ) em 2013 , depois de uma forte articulação do então presidente José Ramoniele junto ao MEC e, depois de 11 anos de execução, podemos dizer que conseguimos aumentar consideravelmente nossa oferta de cursos e , por consequência, levar mais capacitação profissional aos munícipes da nossa Contagem .
Considerando o recorte dos três primeiros anos do governo Marília( 2021/2023) a Funec ofertou mais de 2000 vagas em cursos de curta duração que qualificaram ou permitiram a transição de carreira para várias pessoas .
Nessa oportunização de vagas , a fundação teve um percentual muito baixo de abandono de curso ou infrequência, ocupando o segundo lugar do “Sistema Nacional de Acompanhamento e Avaliação de Cursos” do MEC, uma espécie de ranking nacional onde os ( as) estudantes avaliam as instituições ofertantes.
Quais são os motivos desse sucesso ?
São vários, mas destaco alguns:
– a descentralização dos cursos: ofertamos vagas em todas as regionais da cidade;
– apoio as dificuldades didático pedagógicas apresentadas pelos(as) estudantes.
– instrutores (as) muito bem qualificados (as) em suas áreas de atuação levando muita experiência para cada curso.
O Ministério da Educação por intermédio da SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) liderada por Getúlio Marques e Alexandre Vidor, homologou em Fevereiro a nova reprogramação financeira para a Funec, viabilizando a execução de 17 cursos até 2026 com grandes novidades , principalmente no eixo cultural.
Diante desse cenário a Funec eleva o município de Contagem, sem sombra de dúvidas, a um status de polo nacional em qualificação profissional, que por sua vez, leva possibilidades de crescimento profissional, melhoria de condições sócio econômicas e … realização de sonhos.”
Paulo Figueiredo é Vice-presidente eleito da Funec. Biólogo, professor efetivo de Análises Clínicas da Funec.