topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Governo Marília visita patrimônios culturais imateriais em Aparecida do Norte- SP

Em 2023 o Governo Marília realizou grandes entregas de salvaguarda e proteção para os patrimônios culturais da cidade. No ano de 2024, mais especificamente em abril, uma das recentes ações foi a de acompanhar a cultura contagense em outro Estado. Sendo assim, a Diretoria de Memória e Patrimônio bem como o próprio Secretário de Cultura, José Ramoniele, participaram da 115ª Festa de São Benedito, em Aparecida, São Paulo. Nesta festividade três patrimônios imateriais de Contagem marcaram presença. A Comunidade Quilombola dos Arturos, Os Ciriacos e Os Carolinos.

A Festa de São Benedito é reconhecida como uma das maiores expressões religiosas e culturais de todo o Estado de São Paulo. Atrai devotos, bem como turistas interessados na cultura, religiosos e estudantes de diversas partes do Brasil. A cultura contagense se fez presente com a participação dos Reinados ou Congados que através da fé, dos cânticos, das roupas, entre outros traços culturais representaram a cultura produzida na cidade. Mostrando assim, como a Religiosidade Popular é parte importante para a cultura tanto local como nacional.

Durante esta visita técnica foram realizadas fotografias, vídeos e diálogos importantes para o registro da cultura municipal. Essa ação, além de revelar a relação próxima com as comunidades tradicionais com o município, demonstra um dos pontos centrais do Governo Marília que é o de Trabalhar Pela Vida. Isto é, cada patrimônio cultural tem agentes culturais de Contagem que estão sempre próximos ao setor da cultura. Mostrando que as relações interpessoais são valorosas para a construção de uma política pública efetiva.

Ao longo do ano a meta é a entrega de vários trabalhos que prezam valorizar a cultura produzida no território contagense. O plano de inventários já está sendo pensado com base nas demandas de vários grupos do setor cultural que demonstram interesse em ser registrados.

A Diretoria de Memória e Patrimônio tem utilizado em seus trabalhos de cunho patrimonial, a metodologia de inventário participativo. Esta é uma metodologia contemporânea que visa uma escrita dialógica com as comunidades tradicionais. Sendo assim, o histórico cultural é escrito por membros do poder público mas com destaque as falas e histórias de cada grupo cultural.

Foi com esse método de trabalho que foi realizado o registro de patrimônio cultural do Reinado dos Ciriacos, grupo cultural localizado na regional Ressaca. Os servidores da SECULT estiveram junto à comunidade na Festa de São Benedito a convite dos membros deste Reinado.

Destaca-se o olhar atento sobre a realização de festividades e celebrações em outros espaços para além de sua sede do município, nessas visitas a cultura reinadeira contagense é transpassada em outros ambientes. Sendo assim, é de grande valia a presença de servidores junto à cultura local, mesmo que ela esteja em outro Estado, como foi o caso da Festa de São Benedito em São Paulo.

A Cultura contagense ultrapassa as barreiras do município. Mesmo com oito regionais e mais de 620 mil habitantes. Durante o ano, as Guardas de Congo e Moçambique das comunidades tradicionais da cidade visitam vários municípios. Junto a elas, tem-se a cultura contagense, transpassada de geração em geração entre os grupos. E é de primazia o acompanhamento desses grupos, tanto para o registro documental histórico da cidade como para a relação de poder público e munícipes, cada vez mais próxima dentro do Governo Marília.

Gabrielle Vaz é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, nas modalidades de Licenciatura e Bacharel. Pós-graduação lato sensu em Gestão e Projetos de Patrimônio Cultural pelo IEPHA Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e a UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como gerente de museologia, arqueologia e bens patrimoniados na Secretaria de Cultura de Contagem.

 

Outras notícias