topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

José Prata: Revista do PT Contagem mudou de patamar a liderança da Marília

Veja o pdf da revista Contagem está feliz com Marília:

Foi o maior encontro, em local fechado, da história do PT e da esquerda de Contagem. Levamos para o encontro 1.000 exemplares da revista editada pelo PT “Contagem está feliz com Marília”. Foram todos os exemplares distribuídos. O que impressiona é que alguns dias antes já tínhamos lançado a revista em uma reunião ampliada do Secretariado do governo Marília Campos, com presença de aproximadamente 150 pessoas. Parecia que aquela primeira reunião iria prejudicar a presença no lançamento público da revista; mas o efeito prático é que impulsionou a nossa maior atividade, que reunião em torno de 1.000 pessoas. Foi uma noite maravilhosa, com o auditório do Yucca lotado e também o bonito e amplo jardim do clube completamente tomado pelas centenas de pessoas das mais diversas origens. Tivemos muitas pessoas de cargos de confiança, servidores efetivos, militantes dos diversos partidos e dos movimentos sociais, conselheiros populares, diversos empresários marcaram presença, vereadores, deputados. O pessoal do PT ainda preparou, de surpresa, um bonito visual, com adesivo de blusa, e banners grandes, que deram um lindo visual, como pode ser visto nas centenas de fotos divulgadas nas redes sociais. Encerrado o ato ainda tivemos um grande momento de confraternização com nossas cantoras contagenses, Karol Maia e Poliane Lins. Uma noite inesquecível!

Um dos destaques foi a representatividade política do nosso Encontro. Não foi somente o tamanho do nosso encontro que foi destaque, mas foi também um lançamento muito representativo em termos políticos. A mesa foi composta por mim, José Prata, que fez uma exposição inicial, pela nossa líder, Marília Campos; pelo vice prefeito, Ricardo Faria; por representantes do governo (Mônica, Ramon e Anita); lideranças políticas estaduais, como Patrus Ananias, Rogério Correia, Ricardo Campos, Reginaldo Lopes; diversos vereadores da base do governo, como os dois do nosso Partido, Moara Saboia e Zé Antônio; o vereador Alex Chiodi, presidente da Câmara Municipal, marcou presença também mais no final do evento; tivemos a presença de presidentes de pelo menos oito partidos (PT, PCdoB, PV, PDT, PSB, MDB, União Brasil, Rede), com Adriano Boneco representando o PT Contagem; lideranças sindicais e populares; diversas lideranças empresariais, como Mário Valadares, que fez uma bela fala em defesa do PT e do governo Marília Campos e, ainda, surpreendeu Marília com o convite para ser sócia dele se algum dia ela quiser se vincular à iniciativa privada.

PT Contagem abraça o governo Marília Campos. Sabidamente o PT é um partido muito esvaziado em todo o Brasil. Naqueles locais em que somos governo então, a realidade é ainda mais preocupante, pois todos os líderes e formuladores políticos vão para o governo e o Partido fica “entregue às traças”. Em Contagem inovamos nisto e mantivemos um PT amplo e aberto e com grande capacidade de formulação e mobilização da militância.(…) É impressionante como a revista “Contagem está feliz com Marília” estabeleceu uma enorme empatia do PT Contagem com o governo Marília Campos e com toda a militância progressista de nossa cidade. Isto aconteceu já no processo de estudo e redação da revista. Sou um estudioso de muitos dos temas divulgados pela revista, como os direitos sociais, fruto de estudos de toda a minha militância, e de temas como economia e finanças públicas; os capítulos foram enriquecidos com muitos textos e relatórios que foram enviados para o autor. Mas em certos temas a qualidade da revista foi garantida inteiramente por pessoas do governo, como na parte da participação popular, plano diretor, contrapartidas urbanísticas e habitação, tecnologia da informação, transporte coletivo, obras de contenção de enchentes, que tiveram artigos assinados por especialistas do governo Marília Campos. Resultado disso é que temos uma revista compacta, sem pontos frágeis, em todos os capítulos. O que vemos no pós lançamento da revista é a procura da revista por quem ainda não recebeu; todos os setores do governo e a militância se sentindo contemplados pelo conteúdo divulgado; quem já está lendo a revista espalha elogios à amplitude e profundidade como que os temas são tratados. Ou seja, o PT Contagem abraçou o governo Marília Campos e o governo abraçou o PT.

A revista do PT Contagem mudou de patamar a liderança e o projeto representado pela prefeita Marília Campos. Na longa introdução da revista “Contagem está feliz com Marília” analisei os sentidos da liderança e do projeto de Marília Campos. Diferentemente de textos e reflexões anteriores sobre a liderança da Marília, desta vez não fiz um texto baseado em roteiros; o texto foi escrito sem um roteiro definido, assim tive mais liberdade e espontaneidade para ir costurando os argumentos e acabou resultando na minha melhor narrativa que escrevi até hoje sobre a Marília.(…) Marília não é somente uma liderança simpática e comunicativa; ela tem um conteúdo programático e uma construção histórica política e organizativa impecável. Para analisar a liderança da Marília é preciso ter amor pela história; uma liderança como ela com 40 anos de militância precisa ser enxergada na longa caminhada dela. Por exemplo: as políticas públicas que ela desenvolve não são apenas as do seu atual governo; é preciso recuperar os grandes legados de seus dois primeiros governos, como eu fiz em diversas passagens da publicação. Falei dos legados históricos da Marília na reconstrução de nossa cidade; no equilíbrio das contas públicas; no desenvolvimento econômico e na geração de empregos; na educação e na saúde; na recuperação dos espaços públicos e a construção da “cidade jardim”; num dos maiores investimentos em mobilidade urbana e no asfalto novo; no destaque que tem Contagem nos investimentos, sendo nossa cidade destaque nacional; na
preservação do meio ambiente; na ampliação do lazer e da cultura em nossa cidade; na desprivatização dos serviços públicos, como foi feito na saúde; na valorização dos servidores municipais; na enorme participação popular em nossa cidade; na modernização da Prefeitura, com enormes investimentos em TI.(…) E Marília, mostrei com inúmeros exemplos da vida dela, não é é apenas uma grande comunicadora, uma mulher carismática a qual as pessoas “aderem”; Marília é uma liderança por “identificação”; é “gente como a gente” é “uma de nós”. Marília, nas palavras de Etevaldo Brito, “não brilha sozinha, é uma estrela no meio da constelação”; ela tem uma impressionante capacidade de gerar um “protagonismo coletivo”. Por tudo isso, é que eu digo que Marília representa a “primeira grande saga da população de Contagem”.(…) Acredito que a revista do PT Contagem mudou de patamar a liderança e o projeto político da Marília. Marília foi a Brasília e lá, no Ministério da Saúde, anunciou uma “revolução” na saúde em Contagem. Acho que a mudança de patamar da liderança da Marília vai potencializar ainda mais a “revolução” que ela anunciou na saúde.

José Prata de Araújo é economista.

Outras notícias