topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Moara Saboia: Moara, Marília e Maria Thereza, referências no enfrentamento às mudanças climáticas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Em um mundo assolado por desafios ambientais alarmantes, a responsabilidade por ações significativas repousa tanto nas mãos dos líderes globais quanto nas de cada indivíduo.

Em Contagem, três mulheres, eu no legislativo, a nossa prefeita Marília Campos e a secretária de Meio Ambiente Maria Thereza Mesquita no executivo, decidimos não ser meras espectadoras das mudanças climáticas e dos seus efeitos destrutivos. Unidas tivemos a honra de liderar, com a contribuição dos movimentos sociais, a formulação de uma das leis mais transformadoras de nossa cidade: a Lei N° 5.319, que institui a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas.

Essa lei, instituída em 7 de dezembro de 2022, reflete um avanço significativo para Contagem na construção de um futuro sustentável e no enfrentamento das mudanças climáticas. Como autora da lei, meu objetivo foi, a partir da escuta dos ambientalistas e da contribuição dos movimentos sociais, criar um arcabouço que não apenas endereça a urgência das questões socioambientais, mas também alinha o desenvolvimento da cidade com práticas sustentáveis e respeitosas ao meio ambiente.

A prefeita Marília Campos e a secretária de Meio Ambiente Maria Thereza Mesquita colocaram vontade política para iniciar o processo de implementação da Lei, através da assinatura do Termo de Colaboração e do Contrato de Prestação de Serviços com o ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives) para o desenvolvimento da Conformidade Climática. Essa iniciativa foi apresentada em dezembro de 2023, durante o 21º Encontro do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável, instância que reúne representantes de todas as secretarias da prefeitura e representantes da sociedade civil para receber, discutir e deliberar sobre as demandas e temáticas relacionadas às políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

No dia 24 de abril de 2024, durante a realização do Primeiro Fórum de Educação Ambiental pelo Clima, recebemos com enorme alegria o reconhecimento de Rodrigo Perpétuo, secretário executivo na América Latina do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, destacando o pioneirismo e o caráter inovador da Lei N° 5.319. Essa rede global, que reúne mais de 2.500 governos locais e regionais, avaliou nossa lei como relevante para o cenário nacional, um modelo a ser seguido. Isso confirma o impacto significativo de nossas políticas e a validação de nossa abordagem por uma organização tão respeitada, fundada em 1990 e que começou sua jornada no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede da ONU em Nova York.

A legislação estabelece princípios, diretrizes e objetivos claros para promover a integração da sustentabilidade socioambiental nas políticas públicas e processos de desenvolvimento urbano. Entre os principais pontos, estão a promoção da inclusão social, a garantia de manutenção dos níveis seguros de emissões de gases de efeito estufa, e a construção de uma resiliência urbana, com o objetivo de preparar Contagem para os inevitáveis impactos das alterações climáticas.

Um dos aspectos mais inovadores da lei é a introdução de uma Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental, que visa reconhecer e incentivar boas práticas e empreendimentos sustentáveis realizados tanto por entidades privadas quanto por indivíduos. Isso demonstra nosso compromisso em engajar a comunidade e reconhecer seus esforços em prol de um ambiente mais sustentável.

A lei também respeita e incorpora importantes tratados internacionais, como o Protocolo de Quioto e o Quadro de Ação de Hyogo, refletindo o alinhamento de Contagem com os esforços globais de enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, a legislação harmoniza-se com a legislação federal, particularmente a Política Nacional sobre Mudança do Clima, garantindo consistência e fortalecimento jurídico em nossas ações locais.

Em essência, a Lei N° 5.319 é uma declaração do nosso compromisso inabalável com o futuro do município de Contagem, na luta para que o desenvolvimento urbano prossiga de forma equilibrada e sustentável. É uma honra ter liderado essa iniciativa e tê-la aprovada na Câmara Municipal de Contagem, a meta agora é continuar trabalhando com a prefeita Marília Campos e com a secretária de Meio Ambiente Maria Thereza Mesquita para que seus objetivos e metas não apenas sejam implementados, mas que também sirvam de exemplo para outras cidades no Brasil e no mundo.

Moara Saboia é vereadora pelo PT em Contagem, dirigente nacional do Partido. Foi a primeira mulher negra a presidir a UNE e vem de uma ampla trajetória dos movimentos sociais, como o movimento negro e estudantil.

Outras notícias