Embora o turismo seja um fenômeno antigo, na sociedade moderna o turismo adquiriu uma relevância sem precedentes, tornando-se parte essencial do estilo de vida das pessoas. Em cada ano há um crescimento de forma extraordinária, nas últimas décadas, essa evolução tem se traduzido em uma fragmentação significativa do mercado. Esse fenômeno reflete as mudanças na sociedade, manifestadas em padrões de consumo mais variados. O turismo de massa tradicional tem dado lugar a novos segmentos emergentes.
Historicamente, as cidades sempre atraíram visitantes, mas até recentemente não eram vistas como destinos turísticos por si mesmas. É percebido que um número crescente de pessoas viajava para conhecer a identidade e a cultura das cidades, que levou os governos locais a reconhecerem as oportunidades por meio do turismo.
Dessa maneira, sabendo das mudanças de consumo dos viajantes e devido à importância social e econômica do turismo, levando em consideração os atrativos turísticos existentes no município de Contagem, podemos considerar a vocação de Contagem para o turismo.
O Ministério do Turismo – MTUR, no documento Segmentação do Turismo – Marcos Conceituais, explica que “a segmentação tem como objetivo de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade da oferta e das características e variáveis da demanda”.
Observando as características, econômicas, naturais e sociais do município de Contagem, e os segmentos utilizados pelo MTUR, podemos citar ao menos quatro segmentos no qual o município possui vocação para se destacar na atração de turistas no cenário regional e nacional.
Uma vez que, Contagem é uma cidade culturalmente rica, com a natureza em abundância em seu território e com um potencial turístico extremamente significativo, pela vertente do setor de serviços, indústria e pelas características geográficas e econômicas, sinaliza fortes possibilidades de se tornar um grande polo de turismo de negócios, ecoturismo, turismo cultural e turismo de estudos e intercâmbio.
A priori, trago como exemplo um segmento emergente em âmbito nacional, no qual o município possui vocação devido a sua história, sendo ele o turismo industrial, esse tipo de turismo consiste em visitas monitoradas a determinadas empresas e/ou indústrias, em que abrem as suas portas para receberem grupos de visitantes ou viajantes para proporcionar a experiências de conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produzir e a tecnologia empregada, contribuindo com a disseminação de conhecimento de todo processo fabril.
Levando em consideração todo o patrimônio e vocação industrial que Contagem possui e por ter em seu território expressivas empresas com expertise de tecnologia de ponta, o turismo industrial se torna uma oferta tão competitiva quanto os outros modelos de promoção turística a uma localidade. Nesse sentido, além de contribuir para o aumento dos atrativos turísticos da região e para o desenvolvimento econômico.
O Brasil é gigante em vários aspectos, inclusive no turismo e na indústria. Quando esses dois andam juntos, o fomento à economia, a geração de empregos e a expansão do conhecimento para o turista tomam proporções ainda maiores. Por esse motivo, o turismo industrial tem ganhado força no país (MTUR,2022).
As visitas às empresas ocorrem de forma sistemática, através de roteiro específico. O turismo industrial permite que o viajante esteja imerso à rotina produtiva de grandes fábricas e indústrias por meio de “tours” que proporcionam conhecimento e diversão.
Alguns países já se consolidaram com experiências desse segmento de turismo que cresce a cada dia, dentre eles Portugal, França, Japão e os Estados Unidos praticam a atividade desde o século passado. No Brasil, temos exemplo de outro município que se consolidou por meio do turismo industrial como é o caso de São Bernardo do Campo.
Dessa maneira, o turismo industrial é importante e uma realidade possível, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e promoção do município, por englobar todos os setores da indústria e da cadeia do turismo, afinal permite que o viajante mais curioso possa escolher mais de um roteiro a ser visitado e conhecido.
Thalita Regina de Souza Brito é graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Planejamento Ambiental Urbano (PUC) e Gestão Estratégica de Marketing (SENAC) .