Em 10 de junho de 2025, o Conselho Tributário e Administrativo de Contagem (CONTAC) celebrou um momento singular em seus 7 anos de história: a primeira reunião composta exclusivamente por Conselheiras mulheres. O fato simboliza um avanço significativo na representatividade feminina no âmbito fazendário e administrativo do município, reforçando o compromisso do governo da prefeita Marília com a equidade de gênero e a valorização da liderança feminina.
O CONTAC, órgão responsável por analisar processos tributários e administrativos em sede recursal, é a instância máxima no que diz respeito a decisões do fisco. Ao ter sua sessão conduzida e relatada apenas por mulheres, cravou um marco que reflete a crescente participação delas em espaços tradicionalmente ocupados por homens. A sessão, que tem composição paritária entre o fisco e a sociedade, contou com a atuação de quatro relatoras, além de uma secretária, todas destacadas profissionais em suas áreas:
• Ana Carolina Prado de Souza, presidente da Sessão (Gestora Pública, servidora municipal efetiva)
• Aline Fernanda de Sales Rodrigues (Analista Fazendária, servidora municipal efetiva)
• Lorenna Cristina do Amaral Belotte (Advogada, indicada pela OAB MG)
• Joana Darc Vilaça Teixeira (Contadora, indicada pelo CRC MG)
• Aline Karem Moreira (Secretária do CONTAC)
Atualmente, o CONTAC possui 16 Conselheiros, registrando o maior número de mulheres atuantes como relatoras em sua história, sendo um total de 6 mulheres: 3 delas representantes do Município, 2 representantes da OAB MG e 1 representante do CRC MG. Esse cenário, que permitiu a construção do encontro histórico, inspira outras profissionais a ocuparem posições de influência e decisão.
O Legado da Liderança Feminina na cidade
A gestão da Prefeita Marília Campos — primeira mulher a comandar o executivo municipal, à frente do município por quatro mandatos — tem sido fundamental para fortalecer a presença das mulheres nos espaços de poder em Contagem. Sua trajetória política serviu de estímulo para que mais mulheres buscassem cargos de liderança, demonstrando que a administração pública se beneficia da diversidade e da competência sem distinção de gênero. Fato notório a vista da maior quantidade de Vereadoras na câmara de Contagem em toda sua história e a grande quantidade de secretárias no governo.
Na Secretaria Municipal de Fazenda, esse compromisso se reflete na composição da equipe: cinco superintendentes mulheres e dois homens, além de uma subsecretária e dois subsecretários. Esses números não são meramente estatísticos, mas sim um indicativo de que Contagem avança rumo a uma cultura institucional mais inclusiva e representativa.
A presença feminina em posições estratégicas não apenas enriquece as discussões com múltiplas perspectivas, como também inspira futuras gerações a acreditarem que o espaço público é, de fato, para todos. Quando mulheres ocupam cargos de decisão, toda a sociedade ganha — e Contagem é hoje um exemplo desse progresso.
Carlos Frederico é Secretário de Fazenda em Contagem, Auditor Fiscal do Município. Economista (UFJF) e Bacharel em Direito (UFMG).
Keith Richard Brauer é formado na USP e Mestrando em Economia na UFMG. Assessor de Gabinete na Secretaria Municipal de Fazenda de Contagem.
Ana Carolina Prado de Souza é Gestora Pública e servidora municipal efetiva.