topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Fabrício Simões: Hospital Santa Rita será referência em cardiologia para o SUS Contagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando um passo importante para melhorar o atendimento à saúde da população: será implantado no município um serviço especializado em cardiologia de média e alta complexidade, com atendimentos eletivos e de urgência.

Essa conquista é resultado de um desejo antigo da cidade que no Governo Marília Campos, mais precisamente a partir de 2023 passou a se tornar realidade.

Atualmente, os pacientes de Contagem que precisam de cirurgia cardiovascular urgente são transferidos para Belo Horizonte, onde o tempo médio de espera para internação é de 6 dias e 11 horas — um tempo crítico para quem sofre de doenças do coração. BH é referência para 103 municípios, o que sobrecarrega ainda mais o sistema.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023, as doenças do coração foram a principal causa de morte em Contagem, com 975 óbitos, representando 24,7% do total. Isso mostra a urgência de termos esse tipo de atendimento aqui na cidade.

O novo serviço será implantado no Hospital Santa Rita, que está preparado para receber essa demanda. A expectativa é realizar por ano cerca de:

* 1.350 internações clínicas e cirúrgicas;

* 300 cateterismos;

* E diversos outros exames e procedimentos necessários para cuidar da saúde cardiovascular da população.

A previsão para o inicio dos atendimentos SUS em Cardiologia, no Hospital Santa Rita, é o mês de Novembro. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Contagem reforça seu compromisso com a vida, oferecendo um atendimento mais ágil, resolutivo e próximo de quem mais precisa.

Fabrício Henrique dos Santos Simões é mestre em saúde pública, especialista em gestão e economia da saúde, graduado em enfermagem e atua como secretário de saúde de Contagem.

Outras notícias