topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Fernando Perdigão: Arte na tecelagem São Geraldo. Pintura mural e arte urbana em Contagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Em três meses de trabalho, World encarou a missão com todo seu talento, versatilidade, técnica e profissionalismo, contando apenas com a colaboração de Maizena, outra lenda do grafite em Contagem, e Gramaloka (de BH), que eu ainda não conhecia. Agora, quem passar pela Cardeal Eugênio Paccelli, nas imediações da trincheira da Praça da Cemig, ou percorrer o entorno da tecelagem, nas ruas Dr. José Américo Cansado e Osório de Morais, vai se deleitar com as cores e formas estampadas, um grande mural da mais fina arte, de Contagem para o mundo!

Luis Otávio (World), aos 38 anos, é um verdadeiro “operário das artes”. Nascido em BH e criado em Contagem, reside na região do Nacional. Seu talento e profissionalismo tem proporcionado a ele uma carreira sólida e rendido trabalhos murais em várias cidades do Brasil, além de conexões com outros artistas da arte urbana. Em parceria com seu irmão Pedro, tem também executado cenários para palcos de shows nos festivais “Universo Paralelo” e outras produções de música eletrônica pelo País afora. Em Contagem, World é respeitado como artista e liderança na cena do grafitti. No seu portfólio de realizações, registra a pintura e coordenação da produção dos grafittis da Trincheira do Itaú, junto com Tot, Maizena, Atos e mais de 50 artistas, entre os quais me incluo com alegria. Fez também a pintura da pista de skate e paredes no Parque das Amendoeiras. Assina ainda o paredão do CSU Amazonas e muitos outros projetos, em vários locais da Grande BH.

Essa iniciativa da Tecelagem São Geraldo mostra que existem outras formas de financiamento, para além dos editais públicos de arte e cultura. A família Teixeira, proprietária da fábrica, foi muito sensível e inteligente em promover a intervenção! É muito importante que outras empresas invistam também. Se a Tecelagem buscou arte para valorizar sua memória, produção e identidade, proporcionou também a beleza e bem-estar além de seus muros, qualificando a paisagem cinzenta da Cidade Industrial.

Estão também na Cidade Industrial, dois outros grandes e importantes projetos de grafitti nos muros da Belgo Arames e da Magnesita, esses dois reunindo trabalhos autorais de vários artistas, com diversos estilos e temáticas sob a chancela da “Fábrica de Grafitti”.

Nos becos do Eldorado, o projeto NUBECO 2025, realizado pelo Move Cultura, tem levado as artes visuais para qualificação desses espaços, antes degradados, sempre reunindo e valorizando artistas da cidade. Nesta segunda edição, tem temáticas voltadas para questões ambientais. E o NuBeco 2025 tem ainda mais ações programadas para este fim de ano, projetando-se como a mais extensa intervenção de pintura mural de Contagem.

Noutra ação, contemplada no Edital Movimenta Multilinguagens, da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), um coletivo de mulheres das artes, formado por Fabi Santana, Ligia Morase, Zi Reis, Poli Dias e outras colaboradoras segue fazendo bonito no Cores da Vila, com intervenções estéticas sociais em regiões periféricas como a Vila Barraginha, Vila Ipê Amarelo e outros locais de vulnerabilidade social.

Na região do Nacional, Paulo Terrinha e o coletivo Natora crew seguem também na trilha da arte como veículo de transformação social, com o projeto Cores do Morro, que recentemente promoveu uma intervenção de arte no Beco C, na Vila Estrela Dalva.

Também nas regiões do Nacional, Ressaca, Vila Pérola e adjacências, o casal Benet e Fran promove constantemente várias atividades sociais, esportivas e culturais no poderoso projeto Hip Hop sem fronteiras, com oficinas e eventos de skate, Slan, Hip Hop, grafitti, sempre atuando em comunidades de maior vulnerabilidade social.

Enfim, Contagem é um verdadeiro celeiro das artes urbanas, com artistas em quantidade e qualidade, capazes de proporcionar a qualificação visual dos espaços e lugares da cidade, gerando bem-estar social e promovendo pertencimento. Assim, iniciativas que financiem essa atividade devem sempre ser aplaudidas e comemoradas!

Viva a arte, a Cultura e o pertencimento!
Vivo Contagem… Viva Contaagem!

Falar de artes urbanas sem imagens pode ficar um pouco abstrato. Portanto, seguem alguns links para conhecimento de projetos e intervenções visuais de arte em Contagem:

Tecelagem São Geraldo:
https://www.instagram.com/p/DPR7apbjtYj/
https://www.instagram.com/p/DPD0h1LjXuY/?img_index=1

Fábrica de Grafitti na Belgo Arames:
https://www.instagram.com/p/Bxzh70JABOp/
https://www.instagram.com/p/Bxs0pbahKPe/

Fábrica de Grafitti na Magnesita:
https://www.instagram.com/p/DFV6W7AxxEH/

Arte NuBeco / Move Cultura:
https://www.instagram.com/p/DOx-MGvEXEF/
https://www.instagram.com/p/DPXEnkPDDNV/

Cores da Vila:
https://www.instagram.com/coresdavilamg/

Cores do Morro:
https://www.instagram.com/p/DN5zErkDrOT/

Hip Hop sem fronteiras
https://www.instagram.com/hiphopsemfronteiras/

Fernando Perdigão é Artista visual, produtor cultural, servidor público municipal. Atualmente faz parte da equipe do Núcleo de Comunicação e Cultura da secretaria Municipal de Educação

Outras notícias