topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

José Prata e Adriano Boneco: Um plano de trabalho para o PT Contagem – 2025 e 2026

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Esta proposta de Plano de Trabalho para o PT Contagem parte do pressuposto que não estamos começando do zero; temos um potente processo de construção partidária que precisa ser resgatado e continuado. Mas trata-se de um plano aberto ao debate para mudanças e aperfeiçoamentos e iremos apresentá-lo para debate e aprovação na primeira reunião do nosso Diretório Municipal.

1-O PT Contagem brilhou nos últimos três anos e virou uma referência para Minas e para o Brasil. O PT Contagem assumiu um enorme protagonismo político nos últimos três anos em nossa cidade. Podemos destacar os seguintes fatos: a) fortalecimento da direção partidária, incorporação dos simpatizantes na vida partidária, uma maior partidarização dos mandatos parlamentares e aproximação do PT Contagem da prefeita Marília Campos; b) organização de base: PT Contagem reuniu, em 2023, 3.400 pessoas no seu processo de reorganização: Setoriais, Encontros Regionais e outros eventos; c) formulação e formação política: elaboração e lançamento da revista “Contagem está feliz com Marília”, uma publicação de grande relevância para a militância e que teve também grande repercussão no nosso governo de Frente Ampla; e temos em Contagem uma experiência pioneira no Brasil: o Blog do Zé Prata & Ivanir, publicado semanalmente, que se tornou uma referência do debate sobre nossa cidade, com 7 a 9 artigos semanais, de militantes de Contagem, com análises e formulações sobre a realidade econômica e social de nossa cidade; mantido o ritmo teremos mais de 200 artigos ao longo do ano sobre Contagem; d) comunicação: nos dois anos – 2022 e 2023- realizamos duas campanhas nas redes sociais em defesa do governo Marília Campos, sendo uma campanha com o eixo “O jeito PT de governar faz Contagem melhorar” e outra recente com o eixo “Contagem está feliz com Marília”; lançamos também o “Boletim do PT Contagem” para socializar para “dentro do Partido” as nossas propostas e realizações partidárias; e) no partido da confraternização avançamos muito com a inauguração do Boteco do PT Contagem, que é um enorme sucesso; f) nas finanças conseguimos alguns avanços que nos permitiram garantir o funcionamento mínimo do PT Contagem, o que possibilitou algumas melhorias na sede, que tem agora um espaço para reunião de mais de 200 pessoas, a garantia do pagamento em dia do aluguel, água, luz e outros gastos básicos, além de uma infraestrutura mínima para os nossos encontros, como lanche, mesas e cadeiras.

E o PT Contagem brilhou nas eleições municipais de 2024. Coordenamos a Frente Ampla de 16 partidos; montamos um planejamento organizativo e uma estratégia política de campanha com resultados espetaculares; assumimos a condução da comunicação da campanha; remontamos a nossa chapa de vereadores junto com a Federação Brasil da Esperança. Os resultados foram impressionantes. Marília faz história em Contagem; ela é tetra, sendo eleita pela quarta vez para prefeita de Contagem; ela venceu no primeiro turno com 60,68% dos votos; Marília venceu nas oito regiões de Contagem, inclusive nas regiões Nacional e Ressaca; venceu em 64 dos 66 bairros, inclusive no Eldorado, onde ela mora com a família dela; ela foi a prefeita mulher mais votada do Brasil no primeiro turno. E tivermos excelente resultado para a Câmara dos Vereadores; inicialmente chapa conhecida como a “chapa da morte”, ela virou a “chapa da vida”, com eleição de cinco vereadores, três do PT e dois do PV; perdemos sexta vaga por menos de 100 votos.

Desde a eleição municipal, o PT Contagem vive um certo “compasso de espera”, em função de muitas tarefas políticas e organizativas, mais internas ao nosso partido e ao nosso governo, colocadas desde então. Mas mantivemos o PT Contagem vivo, com as seguintes medidas: a) grande formulação política, com o lançamento do livro “O Brasil olha para Contagem”; cartilhas de balanço do terceiro governo Marília Campos e uma outra de Análises e Propostas do petismo de Contagem e produzimos um longo estudo sobre as previdências municipais; b) realizamos um processo inédito de conversas e seleção de pessoas para a composição do governo Marília Campos, função que a prefeita delegou aos partidos da Frente; c) retomamos o Blog do Zé Prata & Ivanir; d) lançamos uma campanha publicitária em defesa do nosso governo intitulada “Marília fez muito e vai fazer mais por Contagem”; e) retomamos, ainda que em ritmo lento, o Boteco do PT; f) tivemos um grande protagonismo no PED do PT, seja municipal, estadual e nacional; e, em Contagem, conseguimos uma chapa única, que vitoriosa irá comandar o PT Contagem nos próximos quatro anos. (…) E para coroar o processo vitorioso do PT Contagem tivemos um fato surpreendente: Marília, eleita com 60,68% dos votos, dois meses depois da eleição tinha 81% de aprovação popular, percentual que foi reafirmado em novas pesquisas recentes em nossa cidade.

2-A agenda política do PT Contagem em 2025 e 2026: manter a aprovação popular da Marília em patamares elevados e vencer as eleições de 2026. Neste segundo semestre de 2025 e durante todo o ano de 2026 temos grandes objetivos políticos, o PT Contagem, já com nova direção até 2029 tem enormes tarefas políticas pela frente. Senão vejamos:

a)Manter a aprovação popular da prefeita Marília Campos em patamares elevados, acima de 80% como atualmente; não antecipação da sucessão municipal. Este é um objetivo fundamental do PT Contagem. E temos confiança que isto será possível porque: Marília está mantendo o seu grande plano de investimentos, com inauguração em breve de grandes obras, como o Viaduto Teleféricos; trecho da Avenida Maracanã; novas UBS e Cemei; vai ter início em alguns meses as grandes obras a serem realizadas pela concessionária Arteris de duas trincheiras e duplicação de dois viadutos na BR 381; na saúde, além dos grandes avanços, teremos o convênio do SUS com o Hospital Santa Rita para atendimentos cardiológicos de alta complexidade; na cultura e esportes teremos grandes eventos, como o Natal de Luzes; a geração de empregos na cidade está muito positiva. A aprovação da Marília depende muito também do forte apoio da Frente Ampla ao seu governo. Daí porque o PT Contagem reafirma o respeito à Câmara Municipal e aos vereadores e vereadoras; e sempre que tivermos contradições elas devem ser resolvidas com dialogo e muita conversa como aconteceu no veto de Marília ao aumento das emendas impositivas, no segundo semestre de 2024, que foi mantido por unanimidade por todos os vereadores, mesmo os de oposição. E não vamos antecipar o debate das sucessão municipal.

b) Vencer as eleições de 2026 para presidente, governador e senadores. O projeto nacional de esquerda está em jogo no Brasil. Tudo está em risco: a democracia, o Estado Social, a soberania nacional e o desenvolvimento econômico. Então “é vencer ou vencer as eleições de 2026”. Mas isso não depende somente do bom trabalho do PT Contagem. Veja só: em 2024 dizíamos que “não se nacionaliza as eleições municipais”; mas em 2026 o inverso também não vai acontecer “não se municipaliza a eleição presidencial e a eleição para o governo estadual”. Vamos vencer em Contagem para presidente, governador e senador, se Lula, nosso candidato a governador e nossos candidatos ao Senado, tiverem um trabalho de convencimento dos eleitores das grandes cidades do Sudeste, como Contagem.(…) Veja o caso de Lula. A aprovação da agenda política do presidente é muito expressiva: As pesquisas da Quaest mostram dados muito positivos: a) democracia: 86% da população condena os atos de 8 de janeiro; b) justiça tributária: a isenção do Imposto de Renda até R$5.000 e redução do valor até R$ 7.000,00 tem apoio de 79% dos brasileiros e a cobrança de impostos dos mais ricos tem apoio de 63%; c) tarifaço: 72% discordam do “tarifaço” imposto por Trump, a pedido da família Bolsonaro, ao nosso país; d) jornada de trabalho: 71% da população é favorável ao fim da escala 6X1. Pesquisa Datafolha revela que 57% dos brasileiros avaliam que Trump está errado ao pedir o fim do julgamento de Bolsonaro. Como se vê, são índices muito altos de aprovação às pautas do governo Lula. Mas, contraditoriamente, isto reflete muito gradualmente na recuperação da popularidade de Lula. O comentarista político Alon Feuerwerker afirma que política vitoriosa deve ser feita com dois pês: “propósito e pertencimento”.

Como se vê, Lula é aprovado nos “propósitos”; o presidente precisa gerar mais “pertencimento” para elevar a aprovação popular para os 55% a 60%; e aí sim nós venceremos a eleição em Contagem.

c)É preciso priorizar a eleição de deputados federais e estaduais de Contagem. Contagem, pelas suas características de cidade metropolitana e conurbada com outras cidades vizinhas, tem um voto proporcional para deputado federal e estadual muito fragmentado. Marília consolidou a liderança em nossa cidade porque construiu uma forte base social em nossa cidade e, sempre que disputou eleição para deputada estadual, “saiu de Contagem praticamente eleita”. Não teremos candidaturas exclusivas de nossa cidade, até porque muitos deputados estaduais e federais do PT e de outros partidos apoiaram e apoiam o governo Marília Campos, apoio político e com emendas parlamentares, e é natural que disputem o voto em nossa cidade. Mas nós, do petismo de Contagem, devemos priorizar os candidatos a deputados federais e estaduais de nossa cidade para consolidar novas lideranças políticas.

3-Retomar os eixos da construção do PT Contagem: organização de base; formulação e formação política; comunicação virtual e presencial; partido como espaço do encontro e da confraternização e finanças organizadas. Apresentamos, com base na nossa experiência de construção política e organizativa recente, um roteiro de propostas e sugestões para a retomada do PT Contagem, agora com nova direção, já incorporando companheiras e companheiros que ajudaram na direção partidária nos anos recentes, de forma informal, mesmo não estando nos organismos de direção:

a)Consolidação da nova estrutura de direção do PT Contagem: Diretório e Executiva. Garantir um funcionamento politizado e bem organizado das instâncias máximas do nosso Partido em Contagem: Diretório e Executiva; reuniões quinzenais da Executiva às segundas feiras para planejamento da quinzena; realização de reuniões semestrais do Diretório Municipal; realização de plenárias de filiados semestrais.

b)Avançar na construção partidária, com a participação de filiados e simpatizantes do PT. Mas para valorizar a organicidade partidária somente os filiados poderão participar das coordenações de setoriais e regionais do PT Contagem. Os simpatizantes serão convidados a participar das reuniões de setoriais e regionais, das plenárias, dos debates que vamos realizar, das atividades de formação, como a Roda de Conversa, das nossas festas e do Boteco.

c)Realizar enorme investimento na consolidação das regionais e dos Setoriais do PT Contagem. Retomar a organização regional do PT nas oito grandes regiões de Contagem (Vargem das Flores, Sede, Eldorado, Industrial, Petrolândia, Riacho, Nacional e Ressaca); e consolidação dos setoriais: Meio Ambiente; Assistência Social; LGBTQIA+; Juristas; Educação; Saúde; Igualdade Racial; Mulheres; Juventude; Sindical; Trabalho, Renda, e Economia Solidária; Comunicação; Defesa Animal; e criação do Setorial de Desenvolvimento Urbano (transporte, habitação e outras políticas urbanas). Propostas: indicação pelo Diretório Municipal dos coordenadores de todos os Setoriais e Regionais; reorganização dos grupos de ZAP com unificação dos nomes; prazos para duração das mensagens e encerramento de grupos de ZAP criados de forma extraordinária, como no caso da campanha eleitoral.

d)Construir um PT de base, buscando a vinculação ao Partido de centenas de cidadãos e cidadãs de Contagem. Um partido de esquerda como o PT não pode ser um fim em si mesmo; viver apenas para o debate interno. Sua função é militante, é lutar pelas transformações políticas, econômicas e sociais na sociedade. Mudar o PT Contagem de patamar significa um projeto ambicioso de luta para que as grandes conquistas de nosso governo sejam apropriadas pela população, contribuindo, portanto, para mudanças profundas na cultura política de nossa cidade; uma Contagem democrática, solidária e anti-fascista.(…) Assim, os Setoriais e as Regionais do PT devem se engajar nas lutas sociais em nossa cidade. O PT Contagem avançou muito, mas ficou ainda restrito aos funcionários de governo e petistas de carteirinha. Precisamos apostar na descoberta nos segmentos e nas regiões de novas lideranças populares; buscar a vinculação com todas as formas de movimentos sociais já existentes na cidade; tais como sindicatos, ongs ambientais, movimentos culturais, associações de bairro; e também nos conselhos de participação popular do município; etc.

e)Retomada das atividades de formulação e formação política. Já temos um acúmulo importante na formulação política neste ano de 2025: a) editamos importantes documentos que, por estar o PT muito voltado para atividades internas como o PED, não tiveram uma distribuição ampla. Por isso precisamos fazer chegar em mais pessoas publicações que temos em estoque, como as do balanço do terceiro governo Marília Campos e das teses e experiências do petismo de Contagem; b) uma importante contribuição ao petismo de Contagem será o “Guia dos Direitos do Povo”, do mandato Miguel Ângelo, escrito por José Prata. Outras sugestões: realização pela secretaria de formação do projeto “Roda de Conversa” e montagem de uma biblioteca do PT Contagem; c) ampliação da participação dos petistas e aliados no blog do Zé Prata & Ivanir; d) estímulo à formação de “grupos de estudo”, uma forma de auto-organização para a formação política.

f)Comunicação: Lançamento do Boletim do PT Contagem e dos “mutirões de base” para sua distribuição. Chegamos a planejar o lançamento de um boletim de massas do PT Contagem. Mas pensando melhor, se temos o governo municipal, se nossa prefeita tem uma enorme presença nas ruas e nas mídias sociais, não tem sentido uma publicação muito ampla na cidade. Assim, o que propomos é a edição de um boletim com alguma regularidade, pelo menos a cada dois meses, com 5 a 6 mil exemplares, para distribuição em um final de semana nos “mutirões de base” para colocar a militância petista na rua. Sugestões de nomes para o boletim: “Nossa Voz” e “Presença”. A pauta do Boletim deve ser as agendas políticas do governo Marília Campos e do governo Lula, como a isenção do imposto de renda, o fim da escala 6X1, a defesa da soberania nacional e da democracia.(…) Precisamos também da constituição de um potente Setorial de Comunicação do PT Contagem, com a participação de uma pequena equipe do PT Contagem e com uma militância voluntária de todos e todas que defendem o governo Marília Campos, para cuidar das mídias do PT Contagem, vídeos, cards e textos para nossas mídias sociais e para os perfis individuais da Marília (facebook, instagram, X, jornais e boletins, cartilhas) e para cuidar do impulsionamento partidário das publicações nas mídias sociais.

g)Uma solução duradoura para a questão financeira: se o PT é uma construção coletiva, não se pode mais aceitar posições individualistas de quem deve contribuir para o Partido e não está contribuindo. Prioridades: contribuição regular de todos os comissionados que estarão no governo, com acerto parcelado dos atrasados; solicitação de contribuição daqueles que não são do governo e podem contribuir com valor acima da “contribuição padrão”; campanha de doação de pessoas que simpatizantes do PT; realização de jantares pelo PT de Contagem.

h) Retorno e consolidação do boteco do PT Contagem de forma regular. Precisamos retomar o Boteco do PT Contagem de forma regular com música ao vivo de nossos artistas; e para garantir a presença dos filiados e simpatizantes mais pobres continuar garantindo a distribuição gratuita de refrigerante e tira gosto; implantar o Boteco Itinerante nas regionais do mais distantes de nossa Sede (Nacional/Ressaca, Petrolândia e Nova Contagem), porque o boteco realizado apenas na sede do PT, no Eldorado, limita muito a participação da militância.

i)Organização da Sede do PT Contagem. A sede do PT Contagem é muito ampla, mas precisa de uma divisão das salas pelos diversos cargos, secretarias e setoriais e também mobiliário. Então será preciso definir as salas para o presidente, secretarias, sala de reunião. Uma tarefa importante é a consolidação do “Espaço Kids” para os filhos de nossas e nossas companheiras e companheiros poderem participar com tranquilidade das reuniões e das atividades de lazer.

José Prata Araújo é economista.

Adriano Boneco é presidente do PT Contagem.

Outras notícias