topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

José Prata: O PT que queremos – politizado, plural e de base – está renascendo em Contagem

O PT Contagem vive um momento de renascimento político. Um debate realizado no Diretório Municipal, presidido pelo companheiro Adriano Boneco, arejou o nosso Partido, como há muito não se via. Mesmo com enormes dificuldades, conseguimos manter a sede ampla aberta, equipada com cadeiras e som; o avanço que precisamos realizar ainda é na ampliação das contribuições financeiras para reforçar a estrutura organizativa e de comunicação.

O PT Contagem tem se mostrado um partido politizado; realizou reuniões ampliadas para debater sobre as eleições de 2022; está publicando uma campanha nas mídias sociais das Diretrizes do Programa de Governo de Lula / Alckmin. Nosso partido tem feito ainda um importante papel na defesa do governo Marília Campos; patrocinou a publicação “Contagem Iluminada”, de José Prata e Ivanir Corgosinho, e fez um lançamento do Caderno que lotou o Espaço Panda; fez uma campanha com boa repercussão nas mídias sociais sobre as conquistas do primeiro ano do governo Marília Campos.

O PT Contagem tem se mostrado também um partido cada vez mais plural e de base. Fizemos um debate que manteve, como não poderia ser diferente, as Correntes Internas, mas com a adoção de uma organização mais horizontal, plural e de base. Foi isto que está possibilitando a reconstrução de forma ampla e unitária dos Setoriais do Partido, em reuniões amplas na Sede, a exemplo das reuniões do Meio Ambiente; Assistência Social; LGBTQIA+; Juristas; Educação; Saúde; Igualdade Racial; Mulheres; Juventude; Sindical; Trabalho, Renda, e Economia Solidária.

Outro grande momento do nosso Partido tem sido na organização para as eleições de 2022; o partido se abriu para as candidaturas proporcionais, principalmente as de Contagem, que estão organizando suas pré-campanhas a partir de nossa sede e quem se interessar poderá manter o comitê da candidatura na sede do PT Contagem. O PT Contagem lidera ainda a campanha majoritária em nossa cidade, com o reconhecimento dos demais partidos da Federação e da Coligação; já articulamos a visita de Lula a nossa Cidade e também do nosso candidato a governador, Alexandre Kalil; e vamos fazer uma forte campanha para Lula e Kalil já no primeiro turno. Não sabemos se Lula vai vencer no primeiro turno, mas nossa prioridade é uma campanha forte já no primeiro turno.

Temos o governo liderado pela petista Marília Campos, que tem uma aprovação impressionante de 80% da população; e faz uma administração brilhante, com receitas expressivas; despesas sob controle, mesmo com aumentos expressivos para os servidores; dívida baixa e uma enorme capacidade de investimento de em torno de R$ 1,2 bilhão; administração que se destaca ainda na participação popular; na ocupação dos espaços públicos; nos investimentos em saúde e na educação; no maior controle da covid-19; na boa manutenção em toda a cidade; na desprivatização dos serviços públicos; na criação de empregos formais; e num enorme canteiro de obras em toda a cidade. Marília, a primeira mulher a governar Contagem, está consolidando uma “nova era” na história de nossa cidade.

Nós, da esquerda, estamos fazendo história, com Marília liderando a Contagem rebelde e democrática. Há 50 anos, Ênio Seabra e seus companheiros e companheiras, lideraram a greve de 1968, a primeira grande manifestação contra a ditadura militar; agora, em 2020, Marília, liderou a luta contra o fascismo bolsonarista, vencemos a dura disputa e transformamos Contagem na maior cidade brasileira governada pelo PT. Viva o PT! Viva Marília! Viva a militância e os simpatizantes do PT e os movimentos sociais! Viva os nossos aliados, que nos ajudam a governar Contagem!

José Prata de Araújo é economista.

Outras notícias