É tempo de despedidas nos CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil). As crianças da Educação Infantil das turmas de 05 anos vão alçar novos voos nas escolas do Ensino Fundamental. “Por que eu tenho que sair do CEMEI?” é uma pergunta recorrente que ouvimos dessas crianças, muitas vezes acompanhada de “Por que eu vou pra escola grande?”; “Na escola grande eu também vou poder brincar?”; “Por que não pode ter uma sala para 06 anos aqui no CEMEI?”.
O fortalecimento da Educação Infantil em Contagem foi um processo iniciado ainda no primeiro governo de Marília Campos. Boa parte dos CEMEIs de Contagem foi construída entre os anos de 2005 a 2012, nos dois primeiros mandatos da atual Prefeita de Contagem. Esse período é um grande marco para a Educação Infantil do município, pois, além de construir 21 CEMEIs, nesse período também o “Currículo da Educação Infantil de Contagem: experiências, saberes e conhecimentos” foi organizado pela Secretaria de Educação junto aos servidores da época, em uma coleção de cadernos divididos em campos de experiência. Esses cadernos de currículo orientam o processo de construção da proposta curricular das instituições de educação infantil do município e, são ainda hoje, uma excelente referência para as professoras e professores.
A comunidade escolar contagense tem grande apreço pelos CEMEIs. Esses espaços de educação em Contagem são seguros para as crianças, tem estrutura adequada e adaptada para elas. Alguns estão passando ou já passaram por reformas estruturais para melhorar ainda mais o atendimento. Todos os CEMEIs receberam investimento municipal através Secretaria de Educação para mobiliários, brinquedos, materiais didáticos e recursos tecnológicos para as crianças e para as professoras e professores.
Os CEMEIs atendem as crianças de zero a cinco anos de idade, assim são o primeiro contato da criança com a educação formal, com a escola. Atualmente, o Município de Contagem oferta vagas para todas as crianças entre 4 e 5 anos de idade, respeitando a obrigatoriedade para essa faixa etária. Um grande desafio é ampliar o atendimento para as crianças de 0 a 3 anos de idade, por isso a Prefeita Marília está investindo recursos do tesouro municipal para a construção de mais doze unidades de CEMEIs nos próximos anos em todo município, sendo que seis já estão em andamento, garantindo, assim, a ampliação da oferta de vagas.
Estar em um Centro Municipal de Educação Infantil não é o mesmo que estar em uma creche, nem para as servidoras e servidores e nem para as crianças.
As professoras e professores que atuam na educação infantil do município são graduados, tem conhecimento científico, planejam as aulas de acordo com a política de educação infantil do município e os referenciais curriculares. Grande parte do quadro desses profissionais são oriundos dos concursos realizados nos 3 mandatos da Prefeita Marília Campos, o último concurso realizado nomeou, em janeiro de 2022, quase 600 professores de educação básica, chamados de PEB 1, além de mais quase 600 profissionais da educação de nível superior.
A realização de concurso público para provimento de cargos do quadro permanente de servidores da educação é um compromisso da Prefeita Marília, construindo com muito diálogo e escuta da sociedade, de servidoras e servidores da educação. A perspectiva é que, em breve, aconteça um novo concurso para ocupar os cargos vagos ainda existentes, para as vagas que serão abertas com a inauguração dos novos CEMEIs e, o mais importante, para otimizar a qualidade do atendimento à comunidade escolar.
Ainda, é importante destacar que a remuneração das professoras e professores atuantes em Contagem é uma das maiores do estado e do Brasil. Nesta gestão da Marília a remuneração do cargo de professor foi reajustada em 46,1%. Assim, o salário inicial de professor em Contagem para exercer jornada 22h30min é R$3.491,07. Pelo piso nacional esse valor seria de R$2.486,55 para a mesma jornada.
Para as crianças, a infância é um tempo precioso e muito importante. Nessa fase, as experiências têm um impacto duradouro em sua vida. Na escola elas começam a existir longe de suas famílias, desenvolvem autonomia, criam laços de amizade e fazem descobertas em diferentes áreas do conhecimento. Elas aprendem de forma lúdica e divertida, dando sentido ao processo de construção dos saberes.
Por isso, as crianças não querem deixar os CEMEIs de Contagem. Porque neles elas se sentem seguras e acolhidas por todos os profissionais da CEMEI. Porque elas são o foco em todos os processos de conhecimento, são ouvidas e respeitadas. Porque recebem uniformes, material escolar e alimentação adequada e equilibrada, condizente com suas necessidades de desenvolvimento. Porque elas aprendem, brincam e se divertem muito! E, para a Educação Infantil, além de momentos de recreação, a brincadeira também é coisa séria, com intencionalidade e muito aprendizado, sendo as atividades planejadas para que a criança desenvolva suas habilidades respeitando sua individualidade.
Nesse contexto, sair da Educação Infantil e iniciar no Ensino Fundamental é uma mudança brusca na vida das crianças e de suas famílias. Por isso, nessa época do ano, nos Centos Municipais de Educação Infantil de Contagem é realizado o trabalho da “transição suave”. As professoras e professores fazem rodas de conversa, atividades lúdicas, vistas às escolas de ensino fundamental e muitas, muitas brincadeiras!
Por outro lado, as escolas municipais de ensino fundamental de Contagem estão se preparando para esse momento, proporcionando para nossas crianças um processo de transição qualificado. Planejam com leveza e cuidado atividades pertinentes e interessantes, que envolvam as crianças e suas famílias.
Preparar a transição para o ensino fundamental é entender a educação escolar como um processo contínuo e permanente. É considerar a Educação Infantil como parte importante da Educação Básica, com suas especificidades e aprendizagens próprias, sendo muito benéfico para as crianças e suas famílias.
A Educação Infantil em Contagem tem um caminho de conquistas a percorrer e reconhecer as realizações alcançadas durante as gestões de Marília Campos é conjugar o verbo esperançar, na certeza de que novas conquistas virão.
Louane de Macedo Morais é professora formada pela UFMG, servidora pública municipal há 12 anos, diretora de CEMEI e atuante na educação há mais de 20 anos.