topo_M_Jose_prata_Ivanir_Alves_Corgozinho_n

SEÇÕES

Moara Saboia: Plebiscito Popular. Duas perguntas que podem mudar o Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

Duas perguntas simples. Duas respostas que dizem muito.

Você é a favor do fim da escala 6×1 com redução da jornada de trabalho sem redução de salário? Você é a favor de taxar os super-ricos para isentar do Imposto de Renda quem ganha até cinco salários mínimos?

Essas são as questões do Plebiscito Popular 2025, que já está em todos os cantos do país. E aqui em Contagem, o nosso mandato está na linha de frente para fazer essa mobilização acontecer junto com os movimentos sociais.

A escala 6×1 é um modelo cruel que esgota o corpo e rouba o tempo de viver. Seis dias de trabalho para um único dia de “descanso” é uma lógica que adoece o corpo e a mente, sobretudo para as mulheres, que carregam dupla jornada e veem o único dia livre se transformar em dia de resolver problemas domésticos. Para as mães, esse “dia livre” vira prisão: a rotina exaustiva recomeça antes mesmo que o corpo recupere o fôlego. Defender a redução da jornada sem mexer no salário é lutar pela saúde, pela família e pela dignidade de cada trabalhadora e trabalhador. Trabalho digno inclui tempo, tempo para viver e viver, além do trabalho.

E o Imposto de Renda? Não há lógica em quem ganha até cinco salários mínimos sustentar privilégios de milionários. O assalariado suado tem seu contracheque devorado, enquanto bilionários driblam tributos e acumulam fortunas. Exigir que os super-ricos finalmente paguem sua parte e liberar o trabalhador de baixa renda dessa injustiça equivale a um décimo quarto salário no bolso de quem mais precisa.

O Plebiscito Popular é uma ferramenta de organização popular e conscientização coletiva. Não substitui os processos eleitorais institucionais, mas cumpre um papel fundamental ao pressionar o poder público e ampliar o debate sobre justiça social e tributária no país. Com urnas sendo instaladas em sedes sindicais, escolas, praças, igrejas e eventos abertos a toda a população, a campanha segue ganhando força. A expectativa é de que milhares de votos sejam registrados nos próximos dias, numa das mais importantes mobilizações populares existentes atualmente na América Latina.

Em Contagem, nossa equipe percorre bairros e vilas, conversa com cada cidadão e incentiva o diálogo sobre esses temas essenciais durante o cotidiano de trabalho e permanecerá assim até o final das votações, sempre junto com os movimentos sociais, que inclusive aproveito a oportunidade para parabenizar as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, a CUT, o MST e todos os movimentos que abraçaram essa causa com dedicação e muito trabalho.

Responder SIM a essas perguntas significa lutar pela vida além do trabalho e dar um passo decisivo para diminuir a injustiça tributária que persiste em nosso país. O Plebiscito Popular é aberto: qualquer pessoa pode votar. E o melhor, você também pode se tornar um mobilizador! Basta cadastrar sua urna em plebiscitopopular.votabem.com.br/cadastro-urna e seguir as recomendações, assim você contribui para a ampliar essa mobilização. Vamos nessa?

Quando chegar o momento de entregar os resultados, eles serão encaminhados ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao STF, mostrando que a vontade do povo organizado pode sim mudar os rumos do país. Nosso mandato segue firme na linha de frente, convocando nossa base, promovendo a consciência de classe e reafirmando o compromisso por justiça tributária e social.

Participe. Convoque o máximo de pessoas possível. Vote, mobilize!

A transformação começa com uma pergunta e se fortalece com milhões de vozes dizendo: basta de exploração! Viva a justiça social e tributária!

Moara Saboia é vereadora pelo PT em Contagem e dirigente nacional do Partido.

Outras notícias